Quer a dislexia quer o autismo, a hiperactividade, as desordens de atenção, os problemas de aprendizagem e muitos outros problemas, são problemas com que nos deparamos no nosso dia a dia e para os quais poucas soluções existem ou melhor poucas soluções se conhecem.
No entanto cada vez mais estão a surgir novas teorias e novas soluções para aliviar, melhorar e resolver tais problemas.
Hoje sabe-se que a dislexia, o autismo, a hiperactividade, as desordens de atenção, os problemas de aprendizagem, etc. se devem a disfunções (maus funcionamentos):
* A nível do sistema nervoso,
* A nível do sistema proprioceptivo,
* A nível de alterações posturais,
* A nível emocional e
* Outros.
O sistema nervoso é um campo muito vasto e como tal existem muitas teorias acerca dele, do seu funcionamento e do seu tratamento.
No entanto as soluções correntes:
* Não dão resultados,
* Dão poucos resultados,
* Levam tempo a dar resultados ou
* Esses resultados são inconsistentes resultando numas situações mas não em outras.
Isto mostra que as abordagens usualmente usadas não são as melhores.
A observação de pessoas e crianças com dislexia, autismo, hiperactividade, desordens de atenção, problemas de aprendizagem e muitas outras condições tem mostrado a existência de disfunções e alterações:
* A nível do sistema nervoso,
* A nível do sistema proprioceptivo,
* A nível de alterações posturais,
* A nível emocional e
* Outros.
Tem-se visto que a correcção destas disfunções resultam num melhoramento bastante grande das seguintes condições:
* Dislexia,
* Autismo,
* Hiperactividade,
* Desordens de atenção,
* Problemas de aprendizagem,
* Agressividade,
* Maus comportamentos,
* Depressão,
* etc.
Estas disfunções ou maus funcionamentos resultam quase sempre de alterações existentes no corpo, no sistema sacro craniano, no sistema emocional e outros.
Infelizmente muitas das disfunções existentes no corpo ou no sistema sacro craniano não são detectáveis nos exames médicos que actualmente se fazem e apenas podem ser detectadas e corrigidas por pessoas que são treinadas para o efeito.
Uma vez que essas disfunções não são visíveis nos exames e uma vez que são muito poucas as pessoas treinadas na sua detecção e correcção, estas disfunções passam completamente despercebidos da grande maioria dos profissionais de saúde.
Uma vez que estas disfunções não são detectadas, elas não são corrigidas.
O que se detectam são as consequências ou os resultados dos maus funcionamentos do corpo e do sistema sacro craniano, mas não as suas causas ou origens.
* Muitas vezes usa-se a medicação mas a medicação não cura; apenas estabiliza.
* Os apoios apenas apenas ajudam mas não resolvem. O esforço, empenho e trabalho ajudam mas não resolvem o problema.
* O problema é sempre um problema crónico que se irá manter.
* As causas não sendo corrigidas, o problema irá manter-se para o resto da vida até ser resolvido de vez.
* As disfunções não são detectáveis nos exames médicos que actualmente se fazem e dessa maneira não são observadas e dessa forma não são corrigidas.
* Existem muitas causas por detrás da dislexia, da hiperactividade, dos problemas de aprendizagem, etc.
O que há a fazer é identificar e corrigir essas causas.
Hoje existem abordagens e terapias que trabalham e corrigem estes problemas na sua origem.